segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Manual de Sobrevivência da Bienal


Como todos ja estão cansados de saber a Bienal tá chegando! (AIMEUDEUS) Não sei quanto a vocês, mas estou muito muito muito ansiosa e parece que o tempo não passa! HAHAHAHA
Praticamente já planejei tudo o que levar, fazer, ver, etc.. Ir à Bienal é como ir viajar: lugar novo, coisas novas e você parecendo uma criança em uma loja de brinquedos. Então, melhor se preparar, não?

Dica #1 - LEVE COMIDA

Pelo que ficamos sabendo, comida la dentro é muito caro ( li que um misto quente - pão, queijo e presunto - chega a R$14,00. ME DIZ: QUEM PAGA 14 REAIS EM UM PÃO COM QUEIJO E PRESUNTO? Com isso dá pra comprar um pacote de pão e meio quilo de cada coisa), por isso leve bolachas, lanchinhos, chocolate, essas coisas.. Mas na via das dúvidas, separe uns R$20,00 em caso de emergência. E não se esqueça da água. Se manter hidratado é muito importante, por isso deixe uma garrafinha de água na mala e vá enchendo conforme acaba.

Dica #2 - O QUE LEVAR NA MALA?

Livros que você quer que autografem, celular (ótimo para quando se perde dos amigos), uma caneta (nunca se sabe onde você vai encontrar um famoso, né?), Dinheiro (ah não, Jura?), Máquina Fotográfica, Blusa de frio (pode ser um pouco gelado lá dentro), Espelho (sim, espelho. Tem muitas emissoras fazendo reportagens, é bom sair bem na foto, né?), Lanche e um mapa dos estandes para diminuir as chances de se perder. E NÃO ESQUEÇA OS DOCUMENTOS!

Dica #3- COMO ME VESTIR?

Vista roupas e sapatos confortáveis, como aqueles tênis mais velhos, são sempre os melhores. Esqueça essa história de sapatilhas e botas, principalmente de salto, porque depois de um tempo começam a doer muito muito muito. Muitas pessoas falam que chinelos são bons também, mas e se eles quebrarem? É melhor tênis mesmo... e sobre as roupas, evite aquelas que são muito coladas ou que você precisa ficar arrumando de 5 em 5 minutos, prefira mais confortáveis e simples, como um jeans ou uma legging e camiseta...

Dica #4 - COMPRAS COMPRAS COMPRAS!

Não saia por aí comprando todos os livros que vê pela frente, pesquise, procure, veja as promoções e anote tudo e fique esperto para o que os amigos compraram mais em conta, não fique com vergonha e pergunte quanto pagaram no livro. E fique atento a gritos escandalosos, eles costumam indicar autógrafos, livros baratos, ou até mesmo grátis. Editoras costumam dar vários descontos para quem compra muitos livros, por isso, não tenha vergonha de pedir desconto e se precisar, chame várias pessoas e vá ao estande. Ah, e não esqueça uma mala *-* ( nós levaremos de rodinha e levaremos uma caixa para colocar os marcadores que pegarmos, para evitar que amassem/rasguem.) E compre somente se for ler mesmo. E dizem que no estande do TOP LIVROS sempre tem livros por 5, 10, 15 reais e tem muitos descontos lá, então vale a pena dar uma conferida.

Dica #5 - EU DESEJO, EU DESEJO, DE TODO CORAÇÃO...

 Isso mesmo que você pensou, faça listas! Muitas listas! hahaha
Outra dica, é organizá-las por editoras e por nível de prioridade. e se você for em mais de um dia, no primeiro veja os preços e em casa, compare com os preços de sites como Saraiva, Submarino e Americanas e veja se realmente vale a pena comprar na bienal.
Muita gente acaba investindo em livros nacionais, porque vão ter vários autores lá e é bem legal comprar seus livros (MAS REPITO, SE FOR MESMO LER) e já autografá-los.

Dica #6 - ESPECIAL BLOG!

Uma coisa muito legal é aparecer nos estandes das editoras dizendo que é parceiro da editora ou  blogueiro (MAS SÓ SE FOR MESMO!!!!) porque eles podem dar brindes e o mais legal é que pode rolar alguma parceria aí, além de conhecer as pessoas que trabalham nas editoras. Contatos é sempre bom, como diria minha mãe. E além disso, tem encontro entre blogueiros, tanto informais quanto
organizados pelas próprias editoras. Por isso, é legal ficar de olho nas redes sociais das editoras. A Bienal é um ótimo jeito de divulgar seu trabalho, seja com outros blogueiros que você pode conhecer por lá, seja com as editoras.

Dica #7 -  CHEGUE  CEDO E TENHA PACIÊNCIA

Os portões abrem as 10h, mas o aconselhável é chegar bem cedo para evitar muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuita gente na frente e tenha paciência, seja na entrada, ou na fila para as editoras ou autógrafos. Não adianta nada ficar reclamando e quem quer dá um jeito, então seja paciente e vá descansado, tenha uma boa noite de sono. Garanta seu bom humor! E lembre-se: sim, você vai cansar, vai andar muito (porque o lugar é GIGANTE), mas vale a pena! No pain, no gain, baby!

É isso aí galera, arrumem as malas e se preparem! Iremos dias 23, 24 e 31! Poderíamos nos encontrar lá, não?  Dêem uma olhada no nosso insta simplesmente leitoras (:
Após a Bienal, faremos uma matéria de como foi!

~gigi
















1 comentários: